Cuidar da saúde dos cabelos é importante para a melhora da auto estima da mulher moderna, pois é bacana ter os cabelos bonitos e saudáveis.

Porém, o dia a dia agitado, silenciosamente agride nossos fios das mais variadas formas: vento, suor, e até nossa qualidade de vida pode interferir na saúde deles.

Assim, o modo como nos alimentamos, nossos cuidados pessoais, a quantidade de horas que dormimos e a prática de exercícios físicos determinam diversos aspectos dos cabelos, como brilho, força e maciez.

Dessa forma, alguns cuidados são essenciais para a saúde dos cabelos.

Pequenas atitudes do dia a dia, como secar o cabelo, podem mudar o aspecto dos nossos fios.

Alimentação

A alimentação é um fator bastante importante para mantermos a saúde de nossos cabelos.

Uma dieta rica em proteínas e em vitaminas como a vitamina C ajuda a fortalecê-los enquanto que apostar em frituras e açúcares podem enfraquecê-los.

  • Proteínas: As proteínas auxiliam bastante na saúde do cabelo por isso alimentos como carnes, peixes, ovos devem estar presentes no dia a dia. São as proteínas que auxiliam na densidade dos fios agredidos por fatores como água quente no banho, calor de secadores e chapinhas e raios UVB vindos do sol.

  • Vitaminas e minerais: A vitamina C e as vitaminas do Complexo B também são importantes fatores para manter nossos cabelos saudáveis. A vitamina C, essencial na formação do colágeno, é encontrada em diversas frutas cítricas como abacaxi, laranja, limão acerola.
    No grupo dos minerais, magnésio, sódio e cálcio são os principais influenciadores da força e do brilho capilar. Podem ser encontrados em peixes, no leite, no iogurte e em frutas como banana, morango e uvas.

Cuidados pessoais

Nossos cuidados pessoais diários também são fatores que podem interferir em nossa saúde capilar.

A temperatura do nosso banho e a quantidade de sono são os aspectos que mais influenciam a saúde de nossos fios.

  • Banho: A temperatura da água no momento da lavagem deve ser escolhida com sabedoria já que a água morna facilita a retirada dos resíduos do bulbo capilar e a água mais quente abre a cutícula dos fios danificando-os. Por isso, é recomendado que as lavagens sejam feitas em água pouco aquecida e que último enxágue seja feita em temperatura mais baixa para que as cutículas se fechem e os danos se minimizem.
  • Sono: No período da noite diversos hormônios são produzidos. O GH e a melatonina são dos hormônios os mais importantes para a renovação celular nos cabelos. É no período da noite que as células mortas são substituídas por outras novas e saudáveis. Deixar de dormir também pode fazer com que os fios se tornem mais oleosos e até mesmo passem a ficar brancos mais cedo.

Atividade física

Levar uma vida fitness pode ser essencial para a saúde do corpo, da mente e dos cabelos.


A atividade física contribui para o crescimento do cabelo pois o aumento da circulação sanguínea durante o exercício alimenta os folículos pilosos que é a estrutura que produz nossos fios, um a um.

Por isso é importante seguir algumas dicas de fitness no seu dia a dia: aproveite as oportunidades de pequenas caminhadas, prefira subir pelas escadas ao invés de utilizar o elevador, aproveite os domingos de sol para conhecer parques, leve seu cachorro para um passeio!

Seguindo essas dicas fáceis, além de uma vida mais equilibrada seus cabelos ficarão saudáveis, fortes e bonitos o que contribuirá significativamente para o aumento de sua autoestima e amor próprio.

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