Oi meninas! Tudo bem com vocês?
Quando percebi que alcancei o sobrepeso, um alarme soou na minha cabeça e comecei a cuidar da minha alimentação com carinho, mas de vez em quando dou uma escorregada, pois não sou de ferro e amo comer. 
A Natue, nova parceria do blog elaborou um texto sobre os 5 passos para ter uma alimentação saudável, que todo mundo pode já adotar os passos no dia a dia e não precisa gastar muito para manter a alimentação em dia.

Uma
boa saúde depende de diversos fatores, como manter uma rotina de sono adequada
(de 7 a 9 horas de descanso), praticar exercícios físicos regularmente e ter
uma alimentação equilibrada, que forneça todos os
nutrientes necessários, baseada em alimentos naturais, como frutas e vegetais,
e com baixo teor de açúcar e alimentos refinados, como os industrializados.
Veja
alguns passos para ter uma alimentação mais saudável:

1.   
Consuma ao menos três porções de
frutas ao dia


As frutas fornecem água, sais minerais
e vitaminas
essenciais ao nosso organismo, e devem ser consumidas diariamente, de
preferência variando os tipos de frutas ao longo do dia.
Ao incluir uma fruta no café
da manhã
, uma como
sobremesa no almoço e uma no lanche da tarde, facilmente terá atingido a meta
de três porções diárias.
2.   
Prefira as carnes de corte magro


Os alimentos de origem animal são
naturalmente ricos em gorduras saturadas, por isso, prefira as carnes magras,
como peixe e frango (sem a pele), e os cortes magros de carne vermelha, como
patinho, filé mignon ou coxão mole. Opte por preparações cozidas, assadas ou
grelhadas.
3.   
Aumente o consumo de fibras


As fibras são essenciais para o funcionamento
adequado do intestino, aumento da saciedade, controle do colesterol e da
glicose no sangue, estímulo do crescimento das bactérias benéficas no intestino
e muito mais!  Os alimentos mais ricos em
fibras são os vegetais folhosos, como as verduras, e os cereais integrais, como
arroz, aveia, quinoa, entre outros. Por isso, sempre que
possível, consuma alimentos integrais, ricos em grãos. Ao aumentar o
consumo de fibras, é essencial consumir mais água, já que as fibras sem água
podem causar prisão de ventre.
4.   
Alimente-se a cada três horas


Pode parecer estranho, mas para
emagrecer é preciso comer! Assim, é possível manter o metabolismo ativo,
favorecendo o emagrecimento.
Faça lanches leves, optando por
alimentos nutritivos, como frutas, castanhas, barras de cereais, iogurte e granola, por exemplo.
5.   
Evite dietas milagrosas


Dietas restritivas, que excluem algum
grupo de alimento e prometem perda de peso rápida, podem ser perigosas a longo
prazo, pois além de aumentar as chances de causar deficiências nutricionais (de
vitaminas e minerais), também podem gerar quadros de compulsão alimentar, provocando
ganho de peso superior ao que foi perdido durante a dieta. Por isso, o melhor
caminho é sempre optar pela reeducação alimentar e ter paciência, pois perder
peso rapidamente não é nada saudável.
Texto:
Elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado



Site: Natue

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5 Passos Para Ter Uma Alimentação Saudável
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20 ideias sobre “5 Passos Para Ter Uma Alimentação Saudável

  • junho 9, 2015 em 7:04 pm
    Permalink

    Oi Bruna tudo bem?
    Li uma matéria na revista esses dias atrás onde não indicava comer tantas refeições assim com frutas, pois a maioria contém grandes calorias, mas come-las de 3x por semana ou todos os dias em uma refeição…. Não sei se é verdade…
    Quanto ao restante das dicas eu gostei muito e acho super válidas, tenho lembrar que comer de três em três horas são alimentos saudáveis, pq se deixar eu como um brigadeiro a cada três horas kkkkkkkkkkkkkkkk
    Beeeeijos

    Resposta
  • junho 9, 2015 em 8:51 pm
    Permalink

    nossa quantas dicas boas
    vou tentar seguir algumas
    confesso que a minha alimentação não anda nada boa
    bjs

    Resposta
  • junho 10, 2015 em 1:37 am
    Permalink

    Adorei o post! Super informativo… mas confesso que eu tenho uma super dificuldade para aderir a uma alimentao saudavel… Sempre dou umas escapadas.
    Beijos

    Resposta
  • junho 10, 2015 em 4:12 am
    Permalink

    Acho que o meu maior pecado é não me alimentar de 3 em 3 horas! Sério, se eu como alguma coisinha fico com fome, então acabo fazendo só as três refeições principais mesmo…
    Beijos

    Blog|Canal

    Resposta
  • junho 10, 2015 em 2:15 pm
    Permalink

    escutei essas dicas recentemente do meu médico, ele me eu uma bronca gigante pq não consegui tomar café da manhã. Apesar que algumas eu já sigo, como a da carne magra… Eu só como frango, e bem magro mesmo… não curto aqueles negócio com oleos, gorduras e tals. Dicas muito boas, bjs!

    Resposta
  • junho 10, 2015 em 8:59 pm
    Permalink

    Adorei as dicas, já conhecia a maioria, eu tento ser saudável mas não consigo, simplesmente poque tenho paladar de criança então sou muito chata para comer, mas tenho tentado mudar rs

    Resposta
  • junho 10, 2015 em 9:17 pm
    Permalink

    As dicas são ótimas, principalmente o consumo de fibras porque dá aquela saciada master!
    E frutas é sempre uma boa pedida.
    Ótimo texto.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    Resposta
  • junho 11, 2015 em 5:50 am
    Permalink

    Eu estou com seu mesmo problema, amo comer mas estou com sobrepeso.
    Essas dicas são ótimas mas não consigo comer de 3 em 3 horas e nem dormir no horário.
    E a gula se controlo 2 dias escorrego no terceiro! 🙁
    Bjinhos.
    http://www.prosaamiga.com.br

    Resposta
  • junho 11, 2015 em 9:51 am
    Permalink

    oi
    to passando pela mesma dificuldade. estou com sobre peso e confesso que nunca tive uma alimentação exemplar. mas depois q a gente vê que não é um bom negócio em todos os sentidos, a gente começa a mudar os hábitos.

    Resposta
  • junho 12, 2015 em 12:14 am
    Permalink

    Meu intestino começou a funcionar muito mais depois que comecei com o consumo das fibras, ou seja, vale mesmo a pena. Hoje em dia até no omelete coloco chia ou linhaça no iogurte.
    Beijos
    Ingrid

    Resposta

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