5 Passos Para Ter Uma Alimentação Saudável

Oi meninas! Tudo bem com vocês?
Quando percebi que alcancei o sobrepeso, um alarme soou na minha cabeça e comecei a cuidar da minha alimentação com carinho, mas de vez em quando dou uma escorregada, pois não sou de ferro e amo comer. 
A Natue, nova parceria do blog elaborou um texto sobre os 5 passos para ter uma alimentação saudável, que todo mundo pode já adotar os passos no dia a dia e não precisa gastar muito para manter a alimentação em dia.

Uma
boa saúde depende de diversos fatores, como manter uma rotina de sono adequada
(de 7 a 9 horas de descanso), praticar exercícios físicos regularmente e ter
uma alimentação equilibrada, que forneça todos os
nutrientes necessários, baseada em alimentos naturais, como frutas e vegetais,
e com baixo teor de açúcar e alimentos refinados, como os industrializados.
Veja
alguns passos para ter uma alimentação mais saudável:

1.   
Consuma ao menos três porções de
frutas ao dia


As frutas fornecem água, sais minerais
e vitaminas
essenciais ao nosso organismo, e devem ser consumidas diariamente, de
preferência variando os tipos de frutas ao longo do dia.
Ao incluir uma fruta no café
da manhã
, uma como
sobremesa no almoço e uma no lanche da tarde, facilmente terá atingido a meta
de três porções diárias.
2.   
Prefira as carnes de corte magro


Os alimentos de origem animal são
naturalmente ricos em gorduras saturadas, por isso, prefira as carnes magras,
como peixe e frango (sem a pele), e os cortes magros de carne vermelha, como
patinho, filé mignon ou coxão mole. Opte por preparações cozidas, assadas ou
grelhadas.
3.   
Aumente o consumo de fibras


As fibras são essenciais para o funcionamento
adequado do intestino, aumento da saciedade, controle do colesterol e da
glicose no sangue, estímulo do crescimento das bactérias benéficas no intestino
e muito mais!  Os alimentos mais ricos em
fibras são os vegetais folhosos, como as verduras, e os cereais integrais, como
arroz, aveia, quinoa, entre outros. Por isso, sempre que
possível, consuma alimentos integrais, ricos em grãos. Ao aumentar o
consumo de fibras, é essencial consumir mais água, já que as fibras sem água
podem causar prisão de ventre.
4.   
Alimente-se a cada três horas


Pode parecer estranho, mas para
emagrecer é preciso comer! Assim, é possível manter o metabolismo ativo,
favorecendo o emagrecimento.
Faça lanches leves, optando por
alimentos nutritivos, como frutas, castanhas, barras de cereais, iogurte e granola, por exemplo.
5.   
Evite dietas milagrosas


Dietas restritivas, que excluem algum
grupo de alimento e prometem perda de peso rápida, podem ser perigosas a longo
prazo, pois além de aumentar as chances de causar deficiências nutricionais (de
vitaminas e minerais), também podem gerar quadros de compulsão alimentar, provocando
ganho de peso superior ao que foi perdido durante a dieta. Por isso, o melhor
caminho é sempre optar pela reeducação alimentar e ter paciência, pois perder
peso rapidamente não é nada saudável.
Texto:
Elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado



Site: Natue

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