Oie gente bonita! As festas de fim de ano estão se aproximando e junto com elas chegam também às receitas típicas e a vontade de “enfiar o pé na jaca” na ceia.

Para não fugir da dieta, nem deixar de curtir os prazeres das ceias de Natal e Ano Novo, algumas trocas saudáveis tornam estas refeições especiais em momentos saborosos e nutritivos.

De acordo com Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO), os grandes vilões desta fase é o volume de bebidas alcoólicas e a frequências de frituras e de petiscos com excesso de sal.

“Geralmente na composição da mesa há pouca inclusão de vegetais crus, já que nem sempre uma salada de folhas é servida. Ela é trocada, por exemplo, por um salpicão ou maionese de legumes que apresentam bem mais gordura em sua composição e menos fibras. As carnes são sempre assadas com mais temperos e com diversos acompanhamentos que podem deixar o cardápio mais pesado”, explica.

A especialista listou algumas dicas que vão te ajudar a comer sem culpa. Confira:

Foto: Metropoles.com
  1. Para começar, é importante lembrar-se de beber muita água o dia inteiro, ela vai ajudar no funcionamento do organismo e na hora da digestão.
  2. Não prepare comida para 50 pessoas quando tiver apenas quatro convidados. Fartura é comum nesta época, mas não se esqueça de que as sobras são sempre tentadoras.
  3. Vai consumir lombo, pernil, peru ou chester? Eles são muito bem-vindos por serem carne branca de excelente qualidade. Para quem quer controlar o consumo de gorduras a dica é: remova a pele antes de comer! Isso irá diminuir as taxas de colesterol.
  4. Para a parte dos acompanhamentos, farofa, cuscuz, risotos, lasanhas e similares devem ser feitos com menos exageros na hora do tempero. A dica é escolher o que mais agrada. Separe uma porção pequena e deguste com tempo e cuidado para saborear cada bocado. Desta maneira, garantimos o prazer de comer sem precisar restringir desnecessariamente.

Por fim, mas não menos importantes, as sobremesas!

De acordo com Vanderli nesta hora o bom senso tem que falar mais alto do que o impulso na hora de comer.

Foto: Reveillon.net.br

“Ao invés de comer todos os doces disponíveis na mesa, escolha aquele que te toca o coração e traz as melhores lembranças. Desta maneira você garantirá diversão e felicidade sem comprometer sua digestão e sua saúde”, afirma.

Para te ajudar a montar uma ceia saudável, a nutricionista separou algumas sugestões de receitas nutritivas e saborosas que vão dar um toque especial e diferente para o arranjo da mesa. Acesse: http://goo.gl/XS2hoz

Como decorar a mesa para festas de final de ano?

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Nutricionista dá Dicas para Comer sem Culpa nas Festas de Fim de Ano
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13 ideias sobre “Nutricionista dá Dicas para Comer sem Culpa nas Festas de Fim de Ano

  • dezembro 18, 2017 em 7:06 pm
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    dicas maravilhosas!
    Nessa época sempre enfio o pé na jaca e acabo pecando pelo exagero…
    Vou seguir as dicas ♥

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  • dezembro 19, 2017 em 2:27 am
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    Simplesmente adorei as dicas e vou ser adepta de todas elas. Comecei a cuidar mais da minha saude e do meu peso e tava doida pensando como manter o peso sem “passar fome” kkk

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  • dezembro 19, 2017 em 2:51 am
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    Oi!!
    Com as festas de fim de ano é bem comum a gente exagerar, gostei das dicas são maravilhosas
    Bjo

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  • dezembro 21, 2017 em 4:17 am
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    Comer sem culpa é a melhor coisa do mundo. Mas precisa se controlar.

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  • dezembro 30, 2017 em 5:44 pm
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    Muito boas as dicas.
    Fáceis o difícil é não querer comer tuso que vemos na frente
    Mas o importante é ser feliz, o resto depois a gente recupera.
    Beijos

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  • janeiro 2, 2018 em 1:43 pm
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    As dicas são maravilhosas, nada de bater o sentimento de culpa, pois a mudança de hábitos alimentares começam pela mente.

    Resposta

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