Estética ou Saúde: Quais os Principais Motivos que Levam a uma Cirurgia Plástica?

Muitas pessoas realizam cirurgias plásticas focando somente em uma estética mais agradável. 

Mas muitos casos vão muito além da aparência, se tratando de verdadeiras questões de saúde.

Cirurgias plásticas

As cirurgias plásticas são procedimentos com a função de aperfeiçoar o corpo, agregando benefícios tanto à nível estético quando funcional.

O Brasil é o segundo país do ranking mundial de cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Alguns casos se tratam apenas de melhora da autoestima por questões estéticas, mas muitos se referem à promoção de saúde e redução de complicações psicológicas e fisiológicas.

Principais situações que levam à cirurgia plástica

Os motivos que levam uma pessoa a se submeter a uma cirurgia plástica são dos mais variados: alguns se tratam de doenças sérias, outros estão incomodados com o contorno corporal e algumas situações envolvem problemas psicológicos relacionados com alguma condição. 

Vamos conferir agora uma lista com as principais situações que levam as pacientes a procurarem um cirurgião plástico.

  • Aumento das mamas (mamoplastia de aumento)

A mamoplastia de aumento é muito mais uma questão estética do que de saúde. Por meio dela, é possível aumentar o tamanho das mamas pelo uso de próteses de silicone, sendo uma das cirurgias mais realizadas em todo o Brasil.

Algumas mulheres também optam por um aspecto mais natural e preferem o enxerto de gordura para aumentar o volume das mamas. 

Ambos os casos são capazes de aumentar a autoestima da mulher, contribuindo para condições psicológicas relacionadas com o tema. 

  • Redução mamária

Já para mulheres que sofrem com mamas muito grandes, a realização da cirurgia plástica é muito mais de saúde do que estética. 

Tanto homens (ginecomastia) quanto mulheres podem realizar a redução das mamas, seja por lipoaspiração ou por mamoplastia de redução. 

Os problemas físicos associados com volume mamário em excesso incluem: desconforto, dificuldade de movimentação, problemas na coluna e dores, levando à prejuízos para o corpo do indivíduo.

Os resultados são satisfatórios, proporcionando um visual mais agradável e livre de complicações de saúde. 

  • Melhora da silhueta

Para proporcionar uma melhor autoestima e se livrar das indesejadas gordurinhas, a lipoaspiração é uma das cirurgias mais procuradas do momento.

Por meio dela, é possível definir a silhueta, tratando muito mais de questões estéticas do que de saúde.

É importante entender que ela não causa muitas mudanças com relação ao peso. Em casos de obesidade e sobre peso, por exemplo, ela não é muito indicada, sendo muito mais aconselhado pensar em cirurgias bariátricas e outros procedimentos estéticos. 

  • Ajustes no nariz

A rinoplastia, também conhecida como cirurgia no nariz, pode ter ampla funcionalidade, tanto para tratamentos de saúde (como desvio de septo) quanto para quem se incomoda com o formato ou tamanho das narinas.

Tudo depende do visual e anatomia do nariz, cabendo ao cirurgião definir o melhor contorno facial de acordo com as peculiaridades do paciente. 

  • Correções nas orelhas

Para ajustes nas orelhas, pode-se utilizar da técnica de otoplastia. A cirurgia consiste em alterar o tamanho, mudar a forma ou corrigir algum problema estrutural nas orelhas.

Ela é procurada, sobretudo, para quem apresenta tais estruturas muito grandes ou com a famosa orelha de abano, prejudicando o psicológico e o social em muitos casos, sobretudo em crianças pequenas em idade escolar.

  • Retirada do excesso de gordura no abdômen

A abdominoplastia é muito realizada por mulheres, principalmente após a gravidez, em que é comum a diástase (afastamento dos músculos do abdômen), levando à flacidez da barriga. 

Além disso, ela pode ser realizada quando há um excesso de estrias na região, que pode comprometer a auto estima da mulher. 

Por isso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o visual, principalmente da região do abdômen no pós-parto. Também pode ser feita por mulheres que nunca tiveram filhos mas tem problemas com flacidez e sobra de pele abdominal (muito comum após um grande processo de perda de peso). 

  • Cirurgias para rejuvenescimento facial

Para prevenir o envelhecimento precoce e deixar o rosto mais bonito, aumentando a autoestima e contribuindo para o visual, as cirurgias plásticas faciais são muito recomendadas.

A mais realizada é a Blefaroplastia, que consiste em diminuir sinais como flacidez e rugas da região das pálpebras, contribuindo para um olhar mais jovem e atraente. 

Mas também existem outras opções com diferentes objetivos.

A bichectomia, por exemplo, retira o excesso dos compartimentos de gordura faciais, afinando o contorno do rosto e deixando o aspecto mais agradável. 

Já o lifting facial pode ser realizado em conjunto com a cirurgia das pálpebras, melhorando a flacidez do rosto e pescoço e diminuindo a perda do tônus muscular. 

Assim, tais procedimentos podem aumentar muito a autoestima e contribuir para atingir a idade com uma estética mais bela (o que é muito importante, principalmente com a expectativa de vida cada vez mais aumentada). 

As cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil

Em nosso país, as cirurgias mais queridas e procuradas são:

    • Lipoaspiração;

 

  • Prótese de silicone (mamoplastia de aumento);
  • Abdominoplastia;
  • Redução das mamas;
  • Procedimentos estéticos no rosto, como a Blefaroplastia.

Mais recentemente, devido à popularidade dos procedimentos, nota-se o crescimento dos seguintes procedimentos: gluteoplastia (aumento dos glúteos), preenchimento labial, ginecomastia em homens, cirurgias íntimas femininas e otoplastias. 

Outros aspectos importantes

Sendo por motivos estéticos ou de saúde, a realização de cirurgias plásticas pode aumentar muito a autoestima e bem-estar de qualquer indivíduo, contribuindo até mesmo para questões de vitalidade e saúde. 

Um médico de confiança poderá analisar o seu caso e propor o melhor tratamento de acordo com a necessidade, evitando se submeter a procedimentos desnecessários. Com isso, seguir as orientações médicas é sempre essencial para garantir o sucesso desejado com a cirurgia plástica. 

RelatedPost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.